6 de jun. de 2011

Digerindo 11: São receitas Autênticas e Verídicas?


Olá coleguinhas aspirantes a cozinheiros e arquivístas! Nossa equipe foi informada de um Blog chamado Brogui que compartilha receitas super legais de alimentos vendidos por marcas famosas.

A equipe PALADARQ teve a ideia então de ligar essas receitas com a matéria de Diplomática e Tipologia Documental e ao mesmo tempo divulgar os ingredientes e o modo de preparo dessas comidinhas deliciosas para quem gosta de se distrair na cozinha.

Encontramos as  receitas de Danette, Prestígio, Danoninho, Sorvete Chicabom, Yakult, Esfiha do Habibs, Amendocrem entre outros. Mas será que a autenticidade e a veracidade desses alimentos são resguardadas? Podemos considerá-los como autenticos e verídicos?
 
 Primeiramente vamos expor algumas receitas:
 
 
ESFIHA DO HABIB'S:

Ingredientes:

2,5k de farinha de trigo;
30 a 32g de fermento biológico seco;
250g de açúcar refinado;
250g de óleo de soja;
1 a 1 ¼ L de água filtrada;
25g de sal refinado.
Fubá para polvilhar

Recheio:

3,5k de patinho moído;
Tomate, cebola, tempero a gosto.

Modo de Preparo:

1- Misture a farinha com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 5 minutos.
2- Adicione o óleo, a água e o sal.
3- Coloque a massa sobre uma superfície de mármore e sove-a até que fique com aparência homogênea.
4- Com uma faca, corte tiras largas da massa e depois, corte-a ao meio.
5- Faça um rolo grosso. Tome como medida três dedos e corte a massa em pedaços iguais.
6- Faça bolas e jogue sobre mesa com fubá.
7- Utilizando três dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho de beiradas não muito altas) e deixe descansar por 10 a 20 minutos polvilhados com fubá.
8- Tempere a carne, misture com tomate sem pele e sem semente, com a cebola e temperos.
9- Coloque uma pequena porção sobre cada disquinho de esfiha.Espalhe o recheio por igual e asse em forno pré-aquecido a 180º.
10- Sirva quente ou fria.

Obs.: Ingredientes para 100 unidades.

DANONINHO:

Ingredientes:

500g de morangos limpos cortados ao meio
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de suco de limão
1 e 1/2 xícara (chá) de leite bem gelado
1 lata de creme de leite bem gelado
200g de ricota

Modo de preparo:

1- Em uma panela coloque os morangos, o açúcar, o suco de limão e ferva mexendo sempre por cinco minutos.
2- Retire do fogo e coloque no liquidificador com o leite e o creme de leite, ambos bem gelados.
3- Vá acrescentando a ricota aos poucos, batendo até formar uma pasta lisa um pouco mais mole que o Danoninho original (ao ir para a geladeira, seu Danoninho genérico ficará com a mesma consistência do original).
4- Pronto, basta se deliciar após algumas horas na geladeira!

                                               ---------------------------------------------

Além dessas receitas, você pode encontrar várias outras interessantes, colocamos apenas duas para exemplificar nossos pensamentos.

Essas receitas são vinculadas na internet com o objetivo de serem iguais as originais, as produzidas e vendidas pelo Habib´s e pela Danone.

Quanto a Autenticidade:

Podemos concluir que as receitas não são autênticas, uma vez que apesar de terem, aparentemente, os mesmos ingredientes utilizados pelas empresas, elas não possuem o trâmite de produção, já que são feitas em casa e por isso também não tem a embalagem adequada. Ou seja, elas são vinculadas como sendo receitas da Danone e do Habib's, porém não o são pois não foram produzidas por elas, de modo que as receitas não são o que dizem ser.

Ocorre que uma receita feita em casa esta sujeita a alterações, a pessoa pode acrescentar ou retirar algum ingrediente conforme o seu gosto, consequentemente não existe a garantia de que serão feitas conforme os procedimentos de fábrica.

Quanto a Veracidade:

Também não podemos considerar essas receitas verídicas, já que apesar delas "funcionarem" (depois de seguir as instruções chegamos a uma esfiha e a um danone) elas não são da marca que dizem ser e por isso o conteúdo da informação está prejudicado.

Uma vez tentei (Raquel) fazer o Ovomaltine do Bob´s em casa. Comprei todos os ingredientes que vi num site e fiz conforme era indicado, o resultado foi uma bebida gostosa mas longe de ser igual ao do Bob´s. Por mais que você seja rigoroso em seguir uma receita a tentativa de copiar uma comida de marca fica extremamente difícil, não há como saber se a receita indicada num site é de fato a utilizada pela marca (conteúdo da informação "receita" está prejudicado = veracidade) e é evidente que não se trata de um alimento original da marca (o trâmite de produção e os segredos da marca que faz do alimento ter um sabor único, suas propriedades internas e externas, dificilmente serão revelados = autenticidade).

Por: Raquel Moreira, Vanessa Caliman.

0 comentários:

Postar um comentário